Quem somos

O Caminho Começa Sempre com um Primeiro Passo…”

M2M2Ananda Marga significa “Caminho da Bem-Aventurança“.

Na Ananda Marga dedicamo-nos a procurar e a ajudar a reencontrar esse equilíbrio através da prática de meditação, posturas de yoga, de uma dieta saudável, entre outras práticas. A nossa abordagem é em ambiente familiar, descontraído e com ensino como meio de serviço. Existem na Ananda Marga monges que dedicam a vida ao ensino do yoga, meditação e serviço à humanidade, que estão frequentemente connosco em Portugal e partilham connosco as suas vivências, experiência e inspiração. A nossa equipa integra os valores e filosofia yogi na sua prática quotidiana. As nossas iniciativas na área do voluntariado e serviço social são realizadas através da AMURT – Portugal (associação de apoio social e humanitário), nomeadamente em Lisboa através do projecto Partilhar.

Algumas caras…

dada-web-01-468x530O Dada Krsnananda é um monge indiano que se dedica à busca pela auto-realização e serviço à humanidade para encontrar a verdadeira paz e felicidade na nossa vida quotidiana. Viajou por cerca de 130 países, ensinando e coordenando projectos de serviço social em colaboração com ONU, WWF, Care, IRC, Concern, MSF. Trabalhou em situações de catástrofes naturais e humanas na Ásia e em África durante períodos de seca, fome e genocídio. Esteve no Médio Oriente durante a Guerra do Golfo, no Iraque, na Jordânia, Turquia, na América do Sul em projectos de desenvolvimento. Nos últimos dez anos tem trabalhado na Europa, ensinando as técnicas da Ciência Intuitiva do Yoga e da Meditação.

 

pavitra_O Pavitra Pedro Adão é marido, pai e engenheiro, e dedica o seu tempo livre ao ensino das práticas de meditação e yoga como um serviço. Ao terminar os estudos viveu com um monge da Ananda Marga em Sintra e foi depois voluntário na Ananda Marga. Estes momentos alimentaram um caminho que o levou ao centro de treino para monges da Ananda Marga, à Índia e, mais próximo, a procurar dentro as verdadeiras respostas.

PrahladO Prahlad Fernando Aranda é pintor, ativista por um mundo melhor, pratica o ensino de yoga e meditação como um serviço. Encara as artes como uma forma de elevação da consciência do ser humano e a mudança social como uma parte essencial da criação de uma sociedade mais justa e que tenha em conta as necessidades de todos.

Foto 12 (Large)O Gabriel Campuzano Piña formou-se como Clínico Geral na UNAM no México em 1983, onde fez os estudos de Homeopatia. Em 1991 desenvolveu clínica AMURT em Bucareste, que actualmente é a Liga Medico-Homeopática da Roménia. Em 1993 chegou a Portugal onde foi convidado para dar aulas de Homeopatia na Sociedade Portuguesa de Homeopatia. http://www.drgabrielcampuzano.com/

A Ananda Marga…

Bem-Aventurança é felicidade infinita. É o desejo fundamental de qualquer ser humano. “Existe nos seres vivos uma sede pelo infinito.” O ser humano não se satisfaz coisas limitadas. Podem dar-nos prazer por algum tempo, mas não satisfação a longo prazo. Então como poderemos atingir felicidade sem limites? Expandindo a nossa consciência até ao infinito, transformando a nossa experiência limitada individual na experiência cósmica do ilimitado: felicidade infinita; paz perfeita e contentamento – bem-aventurança.

Ananda Marga ensina uma selecção das técnicas e práticas que ajudam o praticante a alcançar esta experiência – aquilo a que chamamos “auto-realização”. É uma filosofia, ideologia e uma forma de vida; um processo sistemático e científico para a satisfação das necessidades humanas: físicas, mentais e espirituais. É uma prática introspectiva e intuitiva; com técnicas que abrangem desde higiene pessoal a posturas de yoga; desde serviço social a meditação. O seu objectivo é a elevação dos seres humanos, individual e colectivamente, em todas as esferas da sua existência: individual, social, económica, intelectual e espiritual. É uma resposta total aos mais profundos desejos e aspirações humanas.

Como organização, a Ananda Marga tem uma rede global de centros em praticamente todos os países do mundo. As suas actividades englobam uma grande variedade de projectos para o bem-estar da humanidade, animais, plantas e de todo o planeta. Estes incluem centros de yoga e meditação, escolas, orfanatos, centros de distribuição de comida, auxílio a calamidades, centros médicos e projectos de desenvolvimento comunitário. A ênfase está em ir ao encontro das necessidades das pessoas locais e ajudá-las a desenvolver os seus recursos pessoais e sociais, contribuindo para a prosperidade de todos.

A filosofia da Ananda Marga é universalista. É uma perspectiva que abraça tudo e todos, reconhecendo tudo como uma expressão de uma Consciência Ilimitada e todos os seres do universo como parte de uma família cósmica unida. O lema da Ananda Marga é  “Auto-realização e serviço ao universo“.

A Ananda Marga Lisboa faz parte da Ananda Marga Portugal. Pode saber mais sobre as suas práticas e filosofia no site nacional.