Retiro Yoga e Meditação Ano Novo "A Busca pelo Infinito"

Retiro Yoga e Meditação Ano Novo “A Busca pelo Infinito”

 

No profundo do nosso ser existe um desejo… uma procura… de algo profundo…

O que é isso, que transcende as palavras, que toca o coração, que nos atrai misteriosamente?

Esta é a descoberta da nossa mente e consciência, que acompanha místicos e poetas, artistas e yogis através dos tempos.

Neste tempo de mudança, embarque connosco nesta viagem rumo ao desconhecido.

O retiro conta com a presença do monge indiano Dada Krsnananda.

Opções de datas: 2 dias com ou sem passagem de ano, ou 4 dias com passagem de ano (ver abaixo).

No sopé da mística Serra de Sintra, o caminho será conduzido pela sabedoria ancestral do Tantra Yoga, ensinando-nos técnicas e práticas que nos permitem desenvolver todo o nosso potencial nos vários níveis da existência: físico, mental e espiritual.

Local

Vista Quinta

Quinta de Santa Maria – no sopé da Serra de Sintra, uma quinta acolhedora, caracterizada pela serenidade e beleza natural. O ambiente interior será alterado para refletir o espírito de simplicidade do retiro. A sala de actividades é um espaço muito amplo e luminoso, com vista para a Serra, incluindo o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Um local com a energia adequada para momentos profundos de inspiração e introspecção.

Mais informação sobre Quinta e fotografias: ver aqui

retiro3retiro1

Um momento de inspiração… Esta é uma oportunidade para usufruir momentos de instrospeção num ambiente tranquilo e inspirador. Venha meditar em silêncio, fazer práticas diárias de yoga, passear na natureza, comer deliciosa comida vegetariana, e encontrar aquele espaço interior onde lhe é permitido ligar-se de forma pacífica e harmoniosa com os outros seres e todo o universo. Ao mesmo tempo teremos momentos de interação, de reflexão sobre a nossa vida e sobre o nosso papel neste planeta. Todos os momentos do retiro são oportunidades para receber e partilhar inspiração em ambiente familiar e descontraído.

viagem-interior

Opções de dias

opcoes_dias

Programa

O retiro decorre em ambiente familiar e descontraído, com esta estrutura de base:

programa-geral

Lista de workshops:

  • Introdução às Práticas do Retiro (Pavitra)
  • Kiirtan e Expansão de Consciência (Kamalakanta)
  • Comunicação, presença, sinceridade, profundidade e amor (Didi Shiilá)
  • A Busca Pelo Infinito (Dada Mahaprajinananda)
  • A Busca Interior… Para Crianças e Jovens (direcionado a adultos) (Suryamurti)
  • Consciência e Infinito no Budismo (Dada Krsnananda)
  • (a completar nos próximos dias)

Momentos de silêncio: a prática de silêncio é muito útil para a introspeção da mente, auto-análise e aprofundar a meditação. Com esse espírito vamos ter prática de silêncio durante as manhãs. Os períodos de silêncio terminam antes do almoço.

Espaço de meditação: existirá um espaço para meditação e silêncio, que os participantes podem usar quando quiserem. Entre Sábado e Domingo haverá um programa especial neste espaço, em paralelo com as aulas e workshops do retiro, com consistirá na repetição contínua de mantra durante 24h. Os participantes serão livres de participarem nos períodos que desejarem.

Prática de posturas de yoga: as posturas de yoga serão conduzidas pela Noélia Marreiros

Dada Krsnananda

O Dada é um monge indiano senior que se dedica à busca pela auto-realização e serviço à humanidade para encontrar a verdadeira paz e felicidade na vida quotidiana. Trabahou em inúmeras partes do mundo, começando como engenheiro e depois dedicou a sua vida à transformação da sociedade. Trabalhou e coordenou projectos de serviço social em diversas regiões, inclusive em situações de catástrofe. Recentemente tem trabalhado na Europa, sediado em Portugal e Itália, ensinando as técnicas da Ciência Intuitiva do Yoga e da Meditação.

Dada Mahaprajinananda

dada-mahaprajinanandaO Dada é um monge senior, que pratica e ensina meditação desde 1974, quando estudava na universidade. Depois de se tornar monge em 1979 tem partilhado ativamente o seu conhecimento e experiência, e ajudou a conduzir atividades na Europa, no Oriente, Asia, Australia e mais recentemente em África. Dada está recentemente na Europa e vai focar-se em ativismo social. Ele conduz workshops e retiros de meditação, yoga, detox e jejum, filosofia do Tantra e outros temas. O Dada é também um músico talentoso. 

Custo

O valor do retiro inclui estadia, alimentação e participação em todas as atividades.

valores

  • Modalidade chão: o participante deve trazer tudo o que precisa para dormir (esteira/colchonete, saco cama, almofada, cobertores, …).
  • Modalidade cama: o participante terá uma cama pronta para dormir.
  • Todos os quartos têm aquecimento.
  • Os quartos são partilhados com pessoas do mesmo género.
  • No caso de famílias pode ser possível conseguir quartos partilhados com outras famílias, sob confirmação.

Quartos privativos:

  • 1 pessoa sozinha, quarto privado, wc privado: +40 euros por noite além do indicado no valor do retiro.
  • 2 pessoas em quarto duplo, quarto privado, wc privado: +25 euros por noite por cada pessoa além do indicado no valor do retiro.
  • As condições para quartos privativos são:
    • estadia em hostel próximo do local do retiro
    • quem estiver nesta opção deve ter meios de se deslocar entre retiro e hostel (ex: carro, táxi, boleia)
    • estes valores vão variar à medida que os hostels vão enchendo (sendo uma época do ano com bastante procura convém fazer reserva o mais cedo possível para ter o melhor preço)

Informações e inscrições

Inscrições neste formulário: formulário de inscrição

Depois de preencher este formulário vai receber um email de lisboa@anandamarga.pt com indicações para pagamento de sinal (50% do valor total). Com o pagamento do sinal a sua inscrição fica confirmada. Caso não receba o email verifique a pasta de SPAM e entre em contacto connosco. Obrigado!

Informações por email: lisboa@anandamarga.pt

Informação prática

Material a trazer:

  • Calçado para
  • caminhar no exterior
  • Calçado para estar dentro de casa (ex: chinelos de interior)
  • Roupa confortável
  • Itens de higiene pessoal incluindo toalha de banho
  • Papel e caneta
  • Tapete para prática de yoga
  • Saco cama/etc caso venha na modalidade “chão”

Boleias

Se pode dar boleia a alguém, se lhe dava jeito ter boleia, coloque os seus dados no documento que recebeu da organização. Pode ser uma forma de partilhar despesas ou simplesmente… ajudar alguém! Depois de se inscrever algum dos outros participantes pode eventualmente contactar consigo diretamente para dar ou receber boleia. Também pode ir verificando o documento no mesmo link para verificar se alguém tem uma disponibilidade / necessidade complementar à sua… Boa sorte!

Como chegar de carro

Para indicações de como chegar à Quinta de Santa Maria clique no link abaixo e preencha a origem do percurso: https://www.google.com/maps/dir//38.812687,-9.395478/@38.8117522,-9.3973093,714m/data=!3m2!1e3!4b1!4m2!4m1!3e0

Como chegar de transportes

Apanhar a linha de comboio de Sintra até à estação “Portela de Sintra” e apanhar um taxi para a Quinta de Santa Maria na Várzea (4.5 km). Podemos tentar dar boleia da estação até ao local do retiro mas vai depender de haver alguém com carro disponível nesse momento, caso contrário será necessário apanhar um taxi. Pode contactar para o 911913917 avisando com antecedência a hora a que vai chegar.

Horários de chegada e registo

A mesa de registo estará aberta 4ª feira das 17h às 21h e 6ª feira das 17h às 21h. Se vem de viagem e vai chegar noutro horário não há problema, mas agradecemos que entre em contacto connosco. O programa começa pelas 18h30.

Imagem e som de um retiro anterior

Poster do retiro

Clique na imagem abaixo para abrir o poster do retiro.

poster-retiro-01