Retiro de Primavera "O Florescer do Lótus". Início a 24 Março. Sintra.

Retiro de Primavera “O Florescer do Lótus”. Início a 24 Março. Sintra.

Flor de Lótus

A Flor de Lótus é um símbolo universal do caminho de elevação da mente e expansão de consciência. Mesmo num lago lamacento a Flôr de Lótus mantém a sua pureza e beleza. O Florescer do Lótus deste retiro é o florescer das faculdades subtis da nossa mente, o descobrir da nossa consciência, e ao mesmo tempo a expressão da nossa sensibilidade interior através das artes.

Que mistério se esconde dentro das pétalas que se abrem?…

O retiro conta com a presença do monge Indiano Dada Dhyanananda.

Início em 24 Março.

No sopé da mística Serra de Sintra, o caminho será conduzido pela sabedoria ancestral do Tantra Yoga, ensinando-nos técnicas e práticas que nos permitem desenvolver todo o nosso potencial nos vários níveis da existência: físico, mental e espiritual.

Local

Vista Quinta

Quinta de Santa Maria – no sopé da Serra de Sintra, uma quinta acolhedora, caracterizada pela serenidade e beleza natural. O ambiente interior será alterado para refletir o espírito de simplicidade do retiro. A sala de actividades é um espaço muito amplo e luminoso, com vista para a Serra, incluindo o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Um local com a energia adequada para momentos profundos de inspiração e introspecção.

Mais informação sobre Quinta e fotografias: ver aqui

retiro3retiro1

Um momento de inspiração… Esta é uma oportunidade para usufruir momentos de instrospeção num ambiente tranquilo e inspirador. Venha meditar em silêncio, fazer práticas diárias de yoga, passear na natureza, comer deliciosa comida vegetariana, e encontrar aquele espaço interior onde lhe é permitido ligar-se de forma pacífica e harmoniosa com os outros seres e todo o universo. Ao mesmo tempo teremos momentos de interação, de reflexão sobre a nossa vida e sobre o nosso papel neste planeta. Todos os momentos do retiro são oportunidades para receber e partilhar inspiração em ambiente familiar e descontraído.

viagem-interior

Opções de datas

Nota: 6ª feira 25 Março é feriado.

Programa Base: Chegada 5ª feira 24 Março a partir das 18h. Final Domingo 27 Março à tarde.

Programa Opcional: Início Domingo 27 Março à tarde. Final 3ª feira 29 Março à tarde.

É possível chegar um pouco mais tarde ao início do retiro, caso seja necessário. Se for o seu caso contacte a organização.

Dada Dhyanananda

dad dNeste retiro vamos contar com a presença de Dada Dhyanananda: monge Indiano, professor de yoga e meditação e empreendedor social. Nos últimos 25 anos trabalhou em inúmeros projectos de empreendedorismo social um pouco por todo o mundo, incluindo ajuda humanitária no contexto de catástrofes naturais em países africanos, do médio oriente e asiáticos. Na última década e meia ensinou a Ciência Intuitiva do Tantra Yoga e Meditação com o objectivo de trazer saúde, paz interior, e desenvolvimento espiritual ao ser humano – condições indispensáveis à criação de uma sociedade melhor.

Programa

O retiro decorre em ambiente familiar e descontraído.

Um dia no retiro é assim …

Programa geral

  • Todos os programas são opcionais.
  • A quem vem pela primeira vez aconselha-se a estar presente nos dois “Programas da manhã”, onde serão feitas introduções às práticas utilizadas no retiro.
  • Cultivar uma atitude de introspeção, espírito de serviço e participação nas práticas de meditação ajudam a uma experiência mais profunda no retiro.
  • As refeições serão com alimentação satvika (subtil), com opção vegan.
  • Depois das refeições haverá momentos de karma yoga (yoga da ação), em que faremos as tarefas de arrumação e limpeza coletivamente.
  • A chegada na 5af 24 Março pode ser feita a partir das 16h. O programa começa às 19h. É possível chegar mais tarde (agradecemos que avise a organização).
  • Durante o retiro é possível obter acompanhamento personalizado na prática de meditação com um dos acaryas (instrutores de meditação) da Ananda Marga presentes.

Momentos de silêncio: a prática de silêncio é muito útil para a introspeção da mente, auto-análise e aprofundar a meditação. Com esse espírito vamos ter prática de silêncio (manobrata) todas as manhãs desde o despertar até ao final da meditação do almoço, antes de comer. Pedimos a cooperação de todos para criar este momento e uma energia de introspeção. Apesar disso, durante as aulas ou workshops que decorrerem neste período podem ser colocadas questões. Durante o almoço, tarde e noite não será necessário manter silêncio.

Opções de datas:

  • Programa Base inicia na 5ªf 24 Março e continua até Domingo 27 Março.
  • Programa Opcional: os participantes que desejarem são convidados a juntarem-se a um grupo mais pequeno para mais 2 dias de integração e aprofundamento, logo após o programa base. Ideal para consolidar e desfrutar mais dois dias em ambiente de retiro. Termina 3af 28 Mar.

Programas diários:

Programa diario

 

Preço

  • Os valores indicados são com tudo incluído: programa, alimentação e estadia.
  • A estadia é em quartos partilhados com pessoas do mesmo género. Se pretender outras condições consulte-nos para verificarmos se é possível.
  • Os quartos têm aquecimento.
  • Modalidade Cama: os participantes têm à sua disposição uma cama com lençóis, almofada e cobertores (algumas são camas duplas).
  • Modalidade Chão: os participanetes devem trazer o que for necessário para dormirem, como colchonete, saco cama, cobertor, almofada, etc.
  • O número de inscrições está limitado à capacidade da Quinta e a participação na modalidade Cama está limitada às camas existentes.
  • É possível chegar um pouco mais tarde ao início do retiro, caso seja necessário. Se for o seu caso contacte a organização.

Valores retiro

Material a trazer:

  • Saco cama
  • Calçado para caminhar no exterior
  • Calçado para estar dentro de casa (ex: chinelos de interior)
  • Roupa confortável
  • Itens de higiene pessoal incluindo toalha de banho
  • Papel e caneta
  • Tapete para prática de yoga

Inscrições e Informações

Incrições: no formulário de inscrições online

Mais informações, por email: lisboa@anandamarga.pt

Como é um retiro?

Testemunhos de retiros:

Um momento de inspiração levou-me ao sopé da montanha encantada. Sintra, vila de sonho, construída pela imaginação foi um cenário idílico e apropriada para a minha permanência a um contacto mais profundo com o meu Ser. A procura pelo mágico, da paz interior e do encontro com o espírito fez-se assim numa proposta de viagem nobre. Permaneci num lugar e assim deixei-me ir. Isso permitiu-me que deixasse a minha bagagem de vida num qualquer check-in espiritual e libertou-me para o encontro com os meus mais diversos e variados sentidos; aqueles a que o quotidiano não deixava vislumbrar. Meditando às 6h da manhã encontrei em mim uma sensação vaga mas virtuosa: soube o meu lugar; sei que não é aqui, sei que não foi lá, mas sim bem no centro da minha alma. Bem vindo Rui.
Rui Ferreira

********************************************************************************************

Fazer um Retiro em pleno período de final de ano, por si só tem uma conotação especial. A decisão de o fazer foi na linha de querer algo novo, sair do registo de rotina que o ano inteiro obriga a seguir, e poder recarregar baterias para um ano novo que se avizinha. Assim, não foi muita a procura de possíveis programas. O Retiro de Ano Novo 2013/2014 “O Espírito do Yoga” da Ananda Marga, surgiu porque tinha de ser … tudo é o que tem de ser!! Após análise ao programa, ao local onde seria vivenciado, ressoou em pleno comigo e não hesitei em me inscrever!!!
E sim, foi uma experiência fantástica, única .. desde o momento de check-in, passando por um excelente programa intensivo de actividades, assim como a incansável e amorosa equipa coordenadora sem excepção, que conseguiu realizar um trabalho com nobreza, proporcionando momentos inesquecíveis. Ao som do Mantra “Baba Nam Kevalam” que significa que “Tudo é Amor” vivi os dias de Retiro, de Coração cheio.
SOU GRATA, IMENSAMENTE GRATA, ETERNAMENTE GRATA ao Universo, por tudo o que me permiti vivenciar, desfrutar e consegui Ser, nestes últimos dias do Ano de 2013.
Venho com mais do que levei na bagagem, nesta maravilhosa Viagem Espiritual!
BABA NAM KEVALAM
Isabel Aparício

*********************************************************************************************

Depois de pouca procura mas muita vontade de ter uma passagem de ano calma e diferente surgiu uma oportunidade não só de fazer a passagem de ano como também de passar os últimos dias desse mesmo ano num sítio especial. Um retiro num espaço lindo que me proporcionou uma inesperada viagem interior através de diferentes momentos maravilhosos tais como as meditações e a dança do Kiirtan ao som da entoação do mantra Baba Nam Kevalam, palestras, jogos, aulas, caminhadas, comida deliciosa, preparada pela fantástica Shiila e a musica do Pedro de Faro que encantou os nossos ouvidos. Outro aspeto de que gostei particularmente foi a alegria contagiante de todos os participantes o que levou a que todas as tarefas que desempenhámos se tivessem tornado momentos muito agradáveis e inspiradores com muita entreajuda entre todos. Para mim, particularmente, foi de uma grande alegria a forma como superei as minhas dificuldades motoras e de equilíbrio com que me deparei na caminhada que fizemos na serra, o que só foi possível com a ajuda das pessoas que me apoiaram e que me souberam transmitir a necessária força e confiança. Foi um momento difícil mas uma grande lição que vai perdurar para o resto da minha vida.. O meu muito obrigado.
Saí uma pessoa diferente, mais tranquila e melhor equipada para enfrentar a vida e os problemas com que ela nos surpreende. Agradeço do fundo do coração a todos os que contribuíram para me proporcionar esta experiência única. (Miguel Moreira)

*****************************************************************************************************

Ir ao retiro foi uma oportunidade de mergulhar nas minhas profundezas. A vida que pulsava no verde das montanhas imponentes, o som da natureza, a meditação, a prática de yoga e a inspiração transmitida pelos Dadas despertaram em mim um crescendo de consciência e bem-estar interior. Recordar os momentos em que assisti ao surgir dos primeiros raios de sol do dia, embalada pelo som de uma melodia que vibra com o significado de “o amor é tudo aquilo que existe”, é ser tocada novamente por esse sentimento de amor universal. (…) Que todos os seres sedentos de vida, de liberdade e de amor divino possam mergulhar nesta fantástica viagem. (Nádia Cordeiro)