Retiro de Yoga e Meditação "A Luz Interior": Sintra, passagem ano 2017/18

Retiro de Yoga e Meditação “A Luz Interior”: Sintra, passagem ano 2017/18

Uma forma inspiradora de passar o ano… e entrar em 2018 com energias renovadas!

“Um futuro brilhante aguarda-vos – o vosso futuro é glorioso, o vosso futuro é luminoso, o vosso futuro é efulgente”    Shrii Shrii Anandamurti

No espelho da mente tranquila reflete-se a luz da Verdadeira Essência. Além dos pensamentos e emoções, inspira o caminho de auto-conhecimento.

O que é isso, que transcende as palavras, que toca o coração, que nos atrai misteriosamente? Esta é a descoberta da nossa mente e consciência, que acompanha místicos e poetas, artistas e yogis através dos tempos.

Neste tempo de mudança, embarque connosco nesta viagem rumo ao desconhecido.

O retiro conta com a presença do monge Dada Mahaprajinananda.

 

Reverva já as datas:

  • Opção 1: Chegada 5af 28 Dez 18h, final 2af 1 Jan 16h
  • Opção 2: Chegada 6af 29 Dez 18h, final 2af 1 Jan 16h

 

Local

Vista Quinta

Quinta de Santa Maria – no sopé da Serra de Sintra, uma quinta acolhedora, caracterizada pela serenidade e beleza natural. O ambiente interior será alterado para refletir o espírito de simplicidade do retiro. A sala de actividades é um espaço muito amplo e luminoso, com vista para a Serra, incluindo o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Um local com a energia adequada para momentos profundos de inspiração e introspecção.

Mais informação sobre Quinta e fotografias: ver aqui

retiro3retiro1

Um momento de inspiração… Esta é uma oportunidade para usufruir momentos de instrospeção num ambiente tranquilo e inspirador. Venha meditar em silêncio, fazer práticas diárias de yoga, passear na natureza, comer deliciosa comida vegetariana, e encontrar aquele espaço interior onde lhe é permitido ligar-se de forma pacífica e harmoniosa com os outros seres e todo o universo. Ao mesmo tempo teremos momentos de interação, de reflexão sobre a nossa vida e sobre o nosso papel neste planeta. Todos os momentos do retiro são oportunidades para receber e partilhar inspiração em ambiente familiar e descontraído.

 

Fluxo geral do programa

Ver mais abaixo os workshops e horário detalhado.

  • Iniciação ou aprofundamento: o retiro foi desenhado para dar uma boa experiência a quem vem praticar meditação ou yoga pela primeira vez, e ao mesmo tempo ser um aprofundamento para os que já têm prática regular. Não é necessária flexibilidade nem experiência anterior de posturas de yoga ou meditação.
  • Um momento para relaxar: o retiro decorre em ambiente familiar e descontraído. Todos os programas são opcionais.
  • Um momento para procurar mais fundo: todos vamos estar juntos num retiro porque cada um de nós está no seu caminho de auto-conhecimento. Os participantes são incentivados a participar em todas as práticas e atividades para terem uma experiência mais intensa.
  • Alimentação vegetariana: a alimentação do retiro será alimentação vegetariana satvika com opção vegan. Os participantes com restrições adicionais de alimentação devem contactar previamente a organização. Será confecionada pela equipa do Ananda Café!

viagem-interior

Práticas

  • Períodos de silêncio: O silêncio é uma ferramenta de introspeção e auto-conhecimento por excelência, com benefícios imediatos na mente e concentração. Os períodos pintados a verde no programa são períodos de silêncio. Nestes períodos é permitido falar para colocar questões ou participar em interações nos programas, ou para colocar questões urgentes.
  • Meditação: a busca da luz interior é feita dentro de cada um… Será feita prática de meditação várias vezes por dia. Serão utilizados mantras repetidos coletivamente seguidos de meditação em silêncio. Durante os períodos de meditação não será permitido entrar e sair da sala. Quem terminar a meditação pode observar em silêncio e ler ou escrever sem incomodar os que ainda estão a meditar. No final da meditação será partilhada uma história ou pensamento inspirador. Não é necessária experiência anterior com meditação, será feita uma introdução.
  • Acordar cedo: opcionalmente haverá meditação todos os dias às 5 da manhã (paincajanya), para os mais corajosos! A partir das 5h30 quem quiser pode continuar a meditar na sala ou sair para fazer a higiene ou descansar mais um pouco.  Os participantes que vierem a este programa beneficiarão de um momento vibrado neste período especialmente propício para o fluxo da meditação.
  • Yoga ásanas (posturas de yoga) e relaxamento: duas vezes por dia será feita prática de posturas de yoga seguida de relaxamento. Os participantes poderão, com orientação do monitor, realizar um conjunto de posturas que ajudam a manter a saúde e vitalidade e também uma mente desperta e focada. Não é necessária experiência anterior nem flexibilidade.
  • Passeio na floresta, meditação e jogos: um passeio na natureza com meditação, almoço e jogos cooperativos. Neste programa os participantes irão desfrutar do ambiente natural, convívio e jogos direcionados para o trabalho interior e harmonia coletiva. (jogos com Suryamurti)
  • Akanda kiirtan: a repetição contínua de mantras gera uma energia muito forte que vibra o corpo e mente e ajuda a despertar a meditação. Vamos dar as boas vindas ao novo ano fazendo repetição contínua de mantra na última hora do ano! Depois quem quiser pode juntar-se à repetição do mantra, que irá continuar por um período total de 12 horas, que terminam na manhã seguinte com uma meditação coletiva em silêncio. Os participantes podem desfrutar neste programa da vibração forte que esta prática cria, estando sempre livres para entrar e sair, participar na repetição do mantra ou simplesmente meditar ou desfrutar o momento.
  • Karma yoga: depois de cada refeição haverá um momento de participação voluntária de ajuda na manutenção do espaço e limpeza dos utensílios. Nestes momentos os participantes podem aplicar um pouco do seu tempo e energia a fazer serviço ao coletivo.

Workshops

  • Programa “Luz, forma e prática de meditação”: a luz e a forma têm uma grande utilizade e importância na meditação. Esta sessão vai ajudar os participantes a compreender melhor o papel destes fatores e de que forma são experienciados na meditação e visualização. (Pavitra)
  • Meditação sadhana shivir: em paralelo com o programa anterior terá lugar uma meditação para os praticantes de meditação avançados.
  • Programa “Cultivar a luz interior no dia-a-dia”: a nossa acção e pensamento podem ajudar a prender ou a expandir a nossa consciência. Neste workshop os participantes irão beneficiar de uma reflexão sobre como alinhar a sua mente e ação com o seu caminho de descoberta da sua luz interior. (Dada Mahaprajinananda)
  • Programa “Tantra sadhana: práticas para auto-conhecimento”: no caminho de auto-transformação um conjunto de ferramentas práticas têm valor inestimável. Neste programa os participantes ficarão com um bom entendimento das práticas utilizadas no retiro e respetiva psicologia, e uma perspectiva global do sistema de meditação individual da Ananda Marga. (Pavitra)
  • Programa “Meditação: insights para a prática”: o processo de concentração e meditação tem muitas subtilezas. Os participantes deste workshop vão ter indicações e inspiração específica para as práticas de meditação. Esta sessão dirige-se apenas a praticantes avançados. (Dada Mahaprajinananda)
  • Programa “O esforço para ser completo: integrando cabeça, coração e mãos”: a interface da espiritualidade e a criação de um mundo justo e equilibrado – criar um mundo justo requer um novo paradigma, valores e práticas. Esta apresentação também vai dar apoio prático para o caminho pessoal dos participantes no crescimento e evolução. (Dada Mahaprajinananda)

Programas culturais e estéticos

  • Programas culturais depois do jantar: as artes são uma muito boa forma de trabalhar a expansão de consciência. Ao início das noites vamos ter pequenas atuações que conjugam a sensibilidade artística, boa disposição e vibração positiva.
  • Programa de passagem de ano: um momento lúdico e estético com a temática do auto-conhecimento. Neste programa os participantes irão desfrutar um momento divertido e de tom subtil para fechar mais um ano e dar as boas vindas ao que chega. Surpresa!

Horário detalhado

Clicar neste link ou clicar na imagem abaixo:

Programa retiro

 

 

 

Dada Mahaprajinananda

dada-mahaprajinanandaO Dada é um monge senior, que pratica e ensina meditação desde 1974, quando estudava na universidade. Depois de se tornar monge em 1979 tem partilhado ativamente o seu conhecimento e experiência, e ajudou a conduzir atividades na Europa, no Oriente, Asia, Australia e mais recentemente em África. Dada está recentemente na Europa e vai focar-se em ativismo social. Ele conduz workshops e retiros de meditação, yoga, detox e jejum, filosofia do Tantra e outros temas. O Dada é também um músico talentoso. 

 

 

 

Custo

Contacte-nos para mais informações.

Preços retiro

Preços retiro

Nota: Os preços apresentados incluem alojamento na quinta, participação nas actividades do programa e as refeições principais do dia (peq. almoço, almoço e jantar).

  • Modalidade chão: o participante deve trazer tudo o que precisa para dormir (esteira/colchonete, saco cama, almofada, cobertores, …).
  • Modalidade cama: o participante terá uma cama pronta para dormir.
  • Todos os quartos têm aquecimento.
  • Os quartos são partilhados com pessoas do mesmo género.
  • No caso de famílias pode ser possível conseguir quartos partilhados com outras famílias, sob confirmação.

Quartos privativos:

  • 1 pessoa sozinha, quarto privado, wc privado: +40 euros por noite além do indicado no valor do retiro.
  • 2 pessoas em quarto duplo, quarto privado, wc privado: +25 euros por noite por cada pessoa além do indicado no valor do retiro.
  • As condições para quartos privativos são:
    • estadia em hostel próximo do local do retiro
    • quem estiver nesta opção deve ter meios de se deslocar entre retiro e hostel (ex: carro, táxi, boleia)
    • estes valores vão variar à medida que os hostels vão enchendo (sendo uma época do ano com bastante procura convém fazer reserva o mais cedo possível para ter o melhor preço)

Informações e inscrições

Inscrições neste formulário: formulário de inscrição

Depois de preencher este formulário vai receber um email de lisboa@anandamarga.pt com indicações para pagamento de sinal (50% do valor total). Com o pagamento do sinal a sua inscrição fica confirmada. Caso não receba o email verifique a pasta de SPAM e entre em contacto connosco. Obrigado!

Informações por email: lisboa@anandamarga.pt

 

Informação prática

Material a trazer:

  • Calçado para caminhar no exterior
  • Calçado para estar dentro de casa (ex: chinelos de interior)
  • Roupa confortável
  • Itens de higiene pessoal incluindo toalha de banho
  • Papel e caneta
  • Tapete para prática de yoga
  • Saco cama/etc caso venha na modalidade “chão”

Como chegar de carro

Para indicações de como chegar à Quinta de Santa Maria clique no link abaixo e preencha a origem do percurso: https://www.google.com/maps/dir//38.812687,-9.395478/@38.8117522,-9.3973093,714m/data=!3m2!1e3!4b1!4m2!4m1!3e0

Como chegar de transportes

Apanhar a linha de comboio de Sintra até à estação “Portela de Sintra” e apanhar um taxi para a Quinta de Santa Maria na Várzea (4.5 km). Podemos tentar dar boleia da estação até ao local do retiro mas vai depender de haver alguém com carro disponível nesse momento, caso contrário será necessário apanhar um taxi. Pode contactar para o 911913917 avisando com antecedência a hora a que vai chegar.

 

Testemunhos e imagens de retiros anteriores