Maio 2020: Curso Online de Introdução à Meditação

Maio 2020: Curso Online de Introdução à Meditação

 

 

Muitas vezes aspiramos por viver mais ligados à nossa verdadeira natureza. Os pensamentos, as emoções e as ações que vivemos tantas vezes parecem ser mais a reação que conseguimos ter aos desafios que a vida nos coloca, do que expressarem o que somos ou aspiramos a ser realmente. 

Em 5 semanas aprenderá práticas e tomará contacto com a milenar prática de meditação, uma ferramenta de auto-conhecimento e auto-realização.

Este é um curso de introdução. Para aprofundar sugerimos que contacte a Ananda Marga para fazer iniciação às lições individuais de meditação (são ensinadas gratuitamente).

Ao submeter o formulário de inscrição, irá receber um email de confirmação. Caso não o encontre, verifique a sua pasta de SPAM e contacte [email protected]

Este curso é online e gratuito!

Programa e datas

É possível participar em todas ou apenas em algumas das sessões, mesmo que não tenha vindo às sessões anterioresPara tirar maior partido do curso é recomendado vir a todas as sessões.

As sessões começam às 19h (hora de Lisboa) e têm duração de 1h 30min. Para ver a hora de início noutro fuso horário clicar aqui.

As sessões serão essencialmente práticas. Veja o guia do aluno de cada sessão na tabela abaixo para saber: como ligar-se à sessão, que exercícios pode fazer previamente e que informação adicional pode ler.

 

Data de realização da segunda edição
Conteúdo
Guia do aluno
7 Maio 2020
Sessão 1: corpo, postura e respiração. Dicas para regular o corpo para uma melhor meditação. Posição a usar para meditar. A respiração como fonte de energia vital e regulação da mente. neste link
14 Maio 2020
Sessão 2: sentidos, propriocepção e atenção. Os sentidos como portas da mente. A consciência do próprio corpo. Dirigir a atenção. neste link
21 Maio 2020
Sessão 3: reflexão, visualização e ideação.  Identificar o fluxo de pensamento analítico. A criação de ideias e vivências na mente. A criação de paralelismo psico-espiritual. neste link
28 Maio 2020
Sessão 4: mantra, despertar e determinação. Utilizar o som interno como forma de concentração. Trabalhar o despertar do potencial individual latente. A determinação como componente essencial na meditação. neste link
04 Junho 2020
Sessão 5: a gota funde-se no oceano. A ideia de transcendência da individualidade. neste link

 

Formato das sessões

As sessões têm duração de 1h30 e serão online em direto em formato de conferência. Os participantes ligam-se por telemóvel ou computador. É encorajada a utilização da ligação de video da conferência para tornar a sessão o mais “próxima” possível.

Está indicado no guia do aluno de cada sessão material adicional e exercícios para fazer em casa para complementar as sessões em direto.

No final de cada sessão há espaço para perguntas e respostas.

 

Custo

Este curso é gratuito.

 

Inscrições

Inscreva-se aqui: Formulário de inscrição.

Já enviámos email com confirmação e instruções a quem se inscreveu até:   14 Maio às 12:40

Se fez o registo antes dessa hora pf verifique as pastas de email secundário ou spam.

Se fez o registo depois dessa hora, em breve vamos responder.

 

O que preparar

  • Instalar software Zoom (ver instruções aqui)
  • Escolher um local para fazer a sessão, onde vai fazer meditação durante a sessão e que tenha boa ligação à internet
  • Opcional mas recomendado para quem quiser tirar partido do curso: ler a informação enviada previamente e fazer eventuais exercícios que tenham sido indicados

 

Formador

Pavitra Pedro Adão é marido, pai e engenheiro, e dedica o seu tempo livre ao ensino das práticas de meditação e yoga como um serviço. Ao terminar os estudos viveu com um monge da Ananda Marga em Sintra e foi depois voluntário na Ananda Marga. Estes momentos alimentaram um caminho que o levou ao centro de formação de monges da Ananda Marga, à Índia para treinar como acarya (professor de meditação) e, mais próximo, a procurar dentro as verdadeiras respostas.

 

 

 

 

Quer ajudar-nos com os custos?

A equipa da Ananda Marga Lisboa é constituída por voluntários, incluindo o formador. Mas esta atividade implica alguns custos para a Ananda Marga. E o espaço da Ananda Marga em Lisboa continua a pagar renda embora não haja actividades presenciais. Se está contente por fazer este curso e quer ajudar-nos com as nossas despesas pode fazer um donativo por uma destas formas:

  • MB Way 962864849 (Carla Costa)
  • NIB 003521680002070793058  (Ananda Marga)
  • IBAN PT50 003521680002070793058  (Ananda Marga)

 

Participe!